Nós aqui do "Adail" sim!
Constantemente pensamos em como melhorar o aprendizado de nossos alunos. E essa melhora passa inevitavelmente pela avaliação. Tanto dos resultados, como do processo de trabalho desenvolvido dentro das salas de aula.
Constantemente pensamos em como melhorar o aprendizado de nossos alunos. E essa melhora passa inevitavelmente pela avaliação. Tanto dos resultados, como do processo de trabalho desenvolvido dentro das salas de aula.
Iniciamos o planejamento escolar com as questões de avaliação e acompanhamento do rendimento, latentes em nossas pautas ( reuniões). Das muitas discussões concluímos dentre muitos, dois pontos básicos como caminhos importantes a serem percorridos.
O primeiro diz respeito a forma como cada professor avalia os resultados obtidos pelos alunos. Ficou claro que o entendimento sobre como, quando, quais critérios cada professor se utiliza para mensurar tanto a nota em si, como o processo de diagnóstico dos resultados apresentados pelos alunos difere muito de professor para professor, dependendo de cada concepção trazida com cada um dentro de sua disciplina.
Outro ponto do qual as discussões pediam uma evolução, era o conselho escolar. Que via de regra é o momento de análise do processo de aprendizagem avaliado pelos pares durante determinado período (bimestre). Que na verdade não vinha atentendo todos os seus propósitos. Que em suma é o de evidenciar as dificuldades e avanços de cada um e, em seguida formar uma parceria com a comunidade a fim de trocar e divulgar tais resultados, para então em grupo, caminharmos para o alcance da melhoria dos índices.
Outro ponto do qual as discussões pediam uma evolução, era o conselho escolar. Que via de regra é o momento de análise do processo de aprendizagem avaliado pelos pares durante determinado período (bimestre). Que na verdade não vinha atentendo todos os seus propósitos. Que em suma é o de evidenciar as dificuldades e avanços de cada um e, em seguida formar uma parceria com a comunidade a fim de trocar e divulgar tais resultados, para então em grupo, caminharmos para o alcance da melhoria dos índices.
Tomando essas duas questões básicas como direcionamento, a escola adotou alguns critérios, que de maneira alguma podem ser analisados de forma fria e aritimetizadas. Pois, dentro do ambiente escolar são constituídas durante todo o processo de aprendizado de cada disciplina e somente fazendo parte do grupo e das discussões é possível o entendimento desses critérios. Portanto os critérios demostrados aqui fazem parte de um contexto e não estão estanques. O aprimoramento desses critérios ocorrerá conforme as necessidades vão se apresentando.
Em relação ao conselho de classe e série consiguimos disparar entre o grupo de professores e a comunidades uma centelha do tal "Conselho Participativo", cujo os resultados foram muito além das nossas expectativas, com o posicionamento ativo, profissional e acadêmico do grupo de gestores e principalmente do grupo de professores, que desde já, sintam-se parabenizados pela equipe gestora por tal engajamento. É fato que ainda precisamos trabalhar a comunidade de pais no que diz respeito a interlocução entre a escola e os resultados obtidos pelos alunos. Para que os gráficos mostrados no conselho participativo, transformem-se em práticas que façam os alunos avançarem em seu capital cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se identifique no Comentário