segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A importancia da leitura e da escrita.




ESTOU ACRESCENTANDO CONHECIMENTOS E AO LER ESTA MATERIA PERCEBI QUE É PRECISO DAR OPORTUNIDADES PARA QUE OS NOSSOS ALUNOS OBTENHAM SIGNIFICADOS PARA A PRODUÇÃO, INICIEI UM TRABALHO COM A SALA DE INFORMATICA E ASSIM, GOSTARIA DE MOSTRAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NA ESCRITA.

Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa
biblioteca básica de leitura!

A importância da escrita

O trabalho de escrever é árduo. Um texto para cativar o público precisa, primeiramente, abordar um assunto que desperte a atenção do leitor; por isso, a escolha do tema é muito importante.

Em segundo lugar, o texto deve estar bem escrito, ortográfica e gramaticalmente. E, além disso, deve atingir as expectativas do leitor, fazendo com que ele crie um vínculo com suas ideias e abordagens.

Outra característica necessária é ser coeso e coerente. Isto é, um texto coeso é aquele que apresenta associação consistente entre seus elementos formadores. Dessa forma, vemos que a coesão é a costura entre uma ideia e outra dentro do texto, é ela quem estabelece as relações entre as informações apresentadas e elencadas. Ao passo que a coerência é a ligação desses elementos textuais. Nós percebemos logo quando um texto não é coerente, pois ele não conclui as ideias apresentadas e as ligações entre as palavras são prejudicadas, dificultando a compreensão da mensagem.

Assim, percebemos que para a construção de um texto não bastam apenas algumas ideias, é preciso cuidado na escolha do assunto, do vocabulário e na construção das frases.

Atualmente, com as facilidades da internet, muitas pessoas estão se valendo da “arte de escrever”, pois, em um momento em que é necessário se destacar, a escrita vem proporcionando visibilidade a muitos profissionais. Porém, é necessário um olhar mais atento a essa ferramenta de marketing, pois o seu texto pode falar muito sobre você e, principalmente, pode contribuir com uma má impressão profissional se você não tomar alguns cuidados, tais como:

Revisão: um texto que apresenta erros ortográficos ou mesmo de digitação denota falta de atenção, cuidado e é ponto negativo para seu currículo profissional.

Certifique-se de ter escolhido as palavras corretas dentro do contexto abordado.

Lembre-se, a função da escrita é comunicar, levar sua ideia e seu pensamento ao leitor; assim, seu texto deve ser claro e objetivo, levando a informação de uma forma que esclareça e não que cause dúvidas, sendo coerente e coeso.

Portanto, se você quer se destacar, gerar boa visibilidade e transmitir a imagem de um profissional competente, aprimore-se, atualize-se, esteja sempre em constante evolução e não descuide de seus textos.

Paula Pilastri