sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Agita Galera 2010

Precisamos divulgar a Conscientização e o envolvimento dos nossos alunos neste projeto sensacional! Neste dia mostramos a importância de uma vida saudável, melhorando assim seu relacionamento. Promovemos a conscientização e a valorização da prática das atividades físicas, compreendendo a importância da sintonia entre atividades físicas diárias e qualidade de vida: "corpo são, mente sã".
Participar de atividades físicas, estabelecendo relações equilibradas e construtivas, buscando a interação, reconhecendo e respeitando características físicas e desempenho de si mesmo e de o
outros, sem discriminação por características
de"imagem", sexuais ou sociais; adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações esportivas é o grande desafio. Deixo aqui registrado alguns momentos deste evento, espero que curtam...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Passeio Cultural SESC Pompeia

É com imensa alegria que publico esta edição, no dia 12 de agosto a turminha do 2º ano foi para uma exposição no SESC POMPEIA, a experiência foi mágica. Os alunos tiveram contato com “As palavras e o mundo” tiveram oportunidades de perceber que as palavras estão em todos os lugares. Brincaram de inventar um mundo novo. Agradeço a todos da equipe gestora que colaboraram para que tudo desse certo, professora Gleice que nos acompanhou e aos alunos que apreciaram o evento. Foi um sucesso!!! Apreciem as fotinhos...
Com carinho professora Simone.





terça-feira, 3 de agosto de 2010

Suuuuceeeeessooooooo!

É isso aí galera!
Nossa Festa Junina foi um sucesso total. Com projeto elaborado pelas Professoras do Ciclo I, contou com a participação dos Professores do Ciclo II, do Ensino Médio, sem deixar de falar dos funcionários, que como sempre arregaçaram as mangas para mais um brilhante evento. Foi no sábado, dia 10 de julho que mais uma vez a comunidade da escola Adail e arredores puderam vivenciar todo o brilhantismo e empenho de nossos gestores, professores, alunos e funcionários da nossa querida escola.


Aproveitando o período de Copa do Mundo a decoração e adereços da festa ganharam o colorido do verde, amarelo, azul e branco de nossa Pátria. As apresentações tiverem como cenário de fundo a nossa Bandeira Nacional estilizada com as tradicionais bandeirolas juninas. Ficou lindo!

Quem esteve presente no dia com certeza gostou do que viu. Em depoimentos colhidos pela equipe gestora, vários foram os elogios aos trabalhos realizados durante a festa. É importante ressaltar que o evento apresentou o resultado do trabalho realizado durante os meses anteriores, pois o dia da festa foi apenas uma mostra do que nossos professores e alunos realizam durante a aulas. Neste dia também, as salas de aula foram abertas para as visitas das exposições dos trabalhos das crianças, que mais uma vez arrasaram junto com seus profesores em criatividade e competência.














Projeto Festa Junina.







Sua história, nossa história ...
A tradição de festejar o mês de junho antecede o nascimento de Cristo. Para os antigos, o verão, que nos países do hemisfério norte se inicia nessa época, era sinal do início das colheitas. Numa época em que as alterações climáticas eram vistas como sinais dos deuses, o fogo representava proteção contra a falta de chuvas, as pestes e a seca. Desde os tempos pagãos a data é comemorada com fogueira, dança, música e muita comida.
Somente no século 6º o catolicismo passou a associar esta celebração ao aniversário de São João. No século 13 os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e desde 1583 a data é comemorada no Brasil. Vários novos elementos foram incluídos nas comemorações ao longo dos anos.
A quadrilha, por exemplo, chegou ao país no século 19, trazida pela corte real portuguesa. Inicialmente dançada apenas pela nobreza, ela se popularizou e atingiu a roça. Originária da França (quadrille), antigamente a quadrilha era muito apreciada pela aristocracia européia.
As festas juninas costumam ser muito animadas, e além da fogueira e da quadrilha, existe a tradicional queima de fogos de artifício, como bombinhas e rojões, para espantar o mau-olhado, e o lançamento de balões, que devem levar pedidos de graças para São João. Outro item que não pode faltar é o pau-de-sebo: um tronco de árvore com quatro metros ou mais de altura é todo coberto com sebo animal e o grande desafio é atingir o seu topo e pegar as prendas ali colocadas.
Apesar de o elemento chave das festas ser a descontração e a alegria, cada região do Brasil apresenta suas particularidades. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os participantes não aderem aos trajes caipiras e comemoram com o vestuário típico da região, como a bombacha, sob o ritmo do vanerão. Já no nordeste, os ritmos que imperam são o forró, o baião e o xaxado.

Justificativa

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha. É portanto um evento que ocorre em todo país e até mesmo fora dele , que possui raízes folclóricas que fazem parte da história da nação.

O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

Objetivos Específicos:
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

Público Alvo:
alunos do ensino fundamental
Desenvolvimento:
Origem da Festa Junina; Colagem; Músicas; Recortes; Produção de enfeites para a sala;
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.) Tradições; Ditado Junino;Comidas típicas; Elaboração de diversos matérias que representarão a Festa junina nas cinco regiões do Brasil; Evento Junino com apresentações e exposição de salas ambientes com representações das características juninas das cinco regiões brasileiras dividas entre:

Norte – 3ª ano B e 3ª série A
Nordeste- 1º Ano A e 2º Ano A
Centro Oeste 3º Ano A
Sudeste- 4º Série A
Sul- 4ª Série B
Cronograma: maio, junho e julho de 2010